
ANÁLISE DO ÁLBUM "UNITE"
por Quezia Santos
"Unite". O novo álbum das meninas do 1GN, que também vem com apenas 10 faixas como o álbum antigo, mas sinceramente, "Unite" demorou, mas superou todas as expectativas de quem estava ansioso para ouvir. Quem acompanha as meninas do 1 Girl Nation, sabe o quanto foi difícil esperar quase 1 ano pra sair um novo álbum, o qual estava marcado para o dia 07 de abril de 2015 mas só fomos ouvir um single do novo álbum em 2016 (o qual tocou na Air 1) no mês de fevereiro/março. Se bem que já tinham lançado em 2014, um EP de Natal o "A Very 1 Girl Nation Christmas" e que teve 5 faixas, sendo uma cover e todas tiveram "vídeo clip" digamos assim. Quem assistiu sabe do que eu to falando.
É muito tempo, ufa hein! Muitos acreditam que o atraso do lançamento do álbum das meninas, foi devido à saída de uma das componentes do grupo, Lindsey Adamec que infelizmente deixou o 1GN em outubro de 2015, entretanto, acreditamos que Lindsey por sua vez já havia deixado o grupo antes mesmo de lançarem o álbum. Ficaria bem chato se fizessem vídeo clip, wallpapers, site novo e depois ela decidisse sair, não é mesmo? Logo, viram que não daria para lançar o álbum novo, já que teriam que "tirar" a imagem da Lindsey de tudo a partir de agora, porém, não se preocuparam muito com a voz da Lindsey em todas as faixas do álbum Unite. Afinal, se tivessem que gravar tudo de novo, só veríamos sinal de álbum novo em 2017. E cá entre nós galera: Lindsey deixou uma marca muito grande no 1GN. Ainda sentimos a falta dela até porque tudo é muito recente. Deixar a voz da Lindsey no álbum Unite foi como se fosse uma lembrança, afinal, Lindsey sempre vai está em nossa memória.
Comparando o álbum Unite (2016) com o álbum 1 Girl Nation (2012).
Se fomos parar para pensar sobre o álbum antigo e se fomos escutá-lo detalhadamente e depois escutarmos o novo álbum Unite, notaremos a enorme mudança. Unite está cheio de surpresas. As meninas manteram o Christian pop/power em cada faixa, deixando bem parecido com o álbum de 2012. Obviamente, mudaram demais desde o figurino à ritmos. 1GN não perdeu o foco nesse novo álbum. É como se elas tivessem pegado um atalho. Como por exemplo, eu sei que se eu virar a direita, seguir em frente e atravessar a rua, irei chegar na padaria. Mas, também posso ir direto por outra rua sem precisar virar a direita nem atravessar nenhuma rua. Entende? Mudei o caminho mas não perdi o foco que era chegar à padaria. É exatamente isso que elas fizeram neste novo álbum, é isso que o 1GN trouxe de novo. Elas mudaram completamente o caminho mas manteram o foco o qual é: Músicas animadas, tocantes e contagiantes voltadas para o evangelho de Cristo Jesus e como os jovens podem sim serem felizes sem precisarem se envolver com as coisas do mundo.
A melhor parte desse álbum review é agora. Eu não poderia deixar de comparar as faixas do álbum de 2012 com o esse álbum novo, então vamos lá. Vou comparar (ou tentar) cada faixa do álbum de 2012 (1 Girl Nation) com o álbum novo de 2016 (Unite). Irei fazer o possível para tentar comparar ritmo, sentido musical, letra e se possível for, quem canta a música. Ok, então vamos lá?
"While We're Young" - "Get Hype"
Quem nunca ouviu "While We're Young"? Quem já assistiu ao clip trocentas vezes? Pois é, "Get Hype" é sim a nova "While We're Young", mas cheia de mudanças em seu ritmo, estilo e quem canta. O single " Get Hype" é praticamente cantando pela Lauryn Taylor. Ela canta quase a música toda, diferente de "While We're Young", o qual cada uma canta um trecho, seguido da ponte musical que é cantado por todas e o refrão, o qual também é cantado por todas. "While We're Young" tras uma mensagem que devemos falar de Jesus enquanto ainda somos jovens e, enquanto o mundo vai pra esquerda eu vou para a direita porque sou diferente do mundo. Já "Get Hype" tras uma letra animada com uma mensagem de como somos alegres em Cristo e não precisamos do mundo para sermos felizes. "Get Hype" por sua vez, fala também sobre a alegria das meninas por ter voltado com esse novo 1GN.
Sobre o vídeo clip:
Analisando o vídeo clip de "While We're Young" e comparando ele ao novo vídeo clip das meninas "Get Hype", é perceptível a enorme mudança sobre tudo: Roupas, acessórios, maquiagens, danças e até a inclusão de dançarinos no clip "Get Hype", o qual "While We're Young" não teve. Obviamente, a inclusão de dançarinos no vídeo clip "Get Hype", foi devido termos somente 3 componentes no 1GN, logo, tudo isso foi para incrementar, digamos assim.
Analisando a capa do CD (2012/2016)
Quase nada mudou aqui. O fundo branco foi mantido, entretanto, as únicas mudanças aqui foram o nome do grupo, de "1 Girl Nation" para "1GN" e
o figurino que ficou mais divertido e com uma pegada mais jovem, diferente do CD antigo, que parece que ta todo mundo de azul.
"Vertical" - "The One"
Sem dúvida alguma "The One" é a nova "Vertical" só que 3.0. A música é toda pop com estilo Tobymac e Capital Kings. Quem conhece, sabe do que eu to falando. O que muda somente em "The One" comparado a "Vertical" é quem canta. Em "Vertical" temos Kayli solando quase toda a música, já em "The One", Lauryn canta novamente a maior parte. Em "Vertical" temos uma mensagem sobre seguirmos pregando sobre Cristo Jesus, já em "The One" fala que só há um Deus: Jesus, o único, ou "The One".
"Count Your Rainbows" - "Guard Your Heart"
Lauryn Taylor outra vez nos surpreendendo como sempre faz. Em "Count Your Rainbows", single de 2012 do primeiro álbum, 1GN trás uma música animada como ritmo contagiante mas ao mesmo tempo, "Count Your Rainbows" se torna aquela música tocante. Comparando com "Guard Your Heart", single do novo álbum "Unite", vemos uma música não animada, ou seja, lenta; mas completamente tocante e contagiante. Se você ouvir "Count Your Rainbows" e depois "Guard Your Heart", vai notar as semelhanças e as diferenças. As duas músicas, tanto "Count Your Rainbows" como "Guard Your Heart", são cantadas pela Lauryn Taylor, que inclusive nos surpreendeu bastante com sua voz em "Guard Your Heart". Ela canta super bem em Count Your Rainbows, mas em Guard Your Heart, simplesmente está incrível. Em "Count Your Rainbows", temos uma mensagem sobre quem mesmo em meio aos problemas, devemos contar nossas vitórias, contar nossos arco-íris, já que Deus nunca nos abandonou. Entretanto, em "Guard Your Heart", temos uma linda mensagem que devemos guardar o nosso coração e não deixar as coisas do mundo corromper nossa vida. Em uma entrevista para um site, as meninas disseram que este single "Guard Your Heart", seria uma mensagem aos Nationers do mundo inteiro.
"In the Eyes" - "Haters"
Música lenta, música rápida. Sim, "In The Eyes" é "Haters" se comparmos e pensarmos um pouco sobre, Kayli da o suporte na música de 2012 e ela vêm novamente dando suporte no single de 2016. A música "In the Eyes" fala sobre como nós somos aos olhos de Deus, já "Haters", tras uma mensagem sobre como devemos amar nossos inimigos, mesmo eles nos odiando. Comparando a letra da música é completamente diferente uma da outra, mas vamos focar apenas no ritmo dessa vez.
"Love Like Crazy" - "Cinema"
"Love Like Crazy" e "Cinema" são parecidos? Pois bem, se ouvimos e analisarmos bem, vamos ver que estes dois singles se parecem um pouco, porém temos muita coisa nova aqui. "Love Like Crazy" fala sobre como nós cristãos devemos ser loucos por Cristo, já "Cinema" tras uma incrível mensagem sobre: "E se minha vida fosse um filme? Será que eu as pessoas veriam Jesus nela ou iriam ver outras coisas do mundo?" Galera, "Cinema" é tão forte na letra que se fomos ouvir detalhe por detalhe, palavra por palavra, vamos ver que essas meninas tem um super potencial para escrever músicas. Depois que você ouve "Cinema", você começa a parar e refletir na letra: "E se minha vida fosse um filme?" Não podemos deixar de falar sobre o rap da Lauryn nessa música. Seria chato se eu não citasse aqui o single "Count Your Rainbows", o qual Lauryn também faz um rap, entretanto, em "Cinema", é como se fosse um 3.5 versão ultra veloz. Gente, ela canta super rápido. Quase pensei que fosse o rapper NF, mas tudo bem. Logo, "Cinema", o novo single 2016 do 1GN seria uma mistura de "Love Like Crazy" com uma pitada de "Count Your Rainbows".
"Live For You" - "No Filter"
Não, agora falando sério: É impossível não viciar na música "No Filter". O novo single lembra um pouco o single de 2012 "Live For You", trazendo quase a mesma batida musical entretanto, a letra é completamente diferente: "Live For You" tras uma mensagem que devemos servir a Jesus Cristo, devemos ter a nossa vida voltada para Deus, já "No Filter", fala que somos lindos do jeito que somos, sem filtro. Lindsey foi a base de "Live For You", já em "No Filter", temos uma misturada entre Lauryn, Kayli e Lindsey, já a Carmen canta a ponte da música, tendo assim a sua voz destacada.
"Turn Around" - "Smile"
Cuidado, cuidado!! Olha a mudança chegando com tudo! Sim, sim "Turn Around" seria "Smile"? Óbvio que as duas mudaram completamente. Olhem bem o que essas meninas fizeram aqui galera. O single de 2012 "Turn Around", é lento, calmo e tocante. Já "Smile" é agitada, animada e com estilo Country. Sim, isso é incrível porque fizeram um Christian Pop/Country em uma das faixas, deixando o álbum "Unite" leve e moderado. Em "Turn Around", Carmen cantava a maior parte da música, já em "Smile", todas cantam um pouco, deixando o single completo, afinal, a voz das 4 (incluindo Lindsey), são bem diferentes uma da outra.
"Invade" - "Impossible"
Temos em "Invade" um ritmo eletrônico. Ele até lembra um pouco o novo single "The One" mas, as semelhanças puxam mais para o novo single "Impossible". Em "Invade", a letra diz que devemos invadir porque somos a geração eleita. Precisamos levar o evangelho de Cristo ao mundo, já "Impossible", tras a mensagem que nada é impossível para Deus. A voz das 4: Lindsey, Carmen, Kayli e Lauryn são destacadas em "Impossible" quase igual "Invade", mesmo a voz da Kelsey que quase não ouvimos em "Invade", mas tudo bem isso já seria outros quinhentos.
"Daddy's Girl" - "Panic"
Retornamos as faixas lentas do CD. Vamos voltar em 2012 e imaginar a gente ouvindo o single "Daddy's Girl". Lindsey é a base da música aqui ok? Pense numa música muito calma e tocante mas que não ficou muito contagiante, tanto que quase poucos ouviam (ou ouvem). Agora, vamos voltar pra 2016 e vamos ouvir "Panic". Gente, é sério: Essas meninas trabalharam duro nesse novo álbum. "Panic" também vêm na voz da Lindsey, mas todas tem seu destaque aqui. "Panic" é como se fosse o Salmos 23, diferente de "Daddy's Girl" que tras uma mensagem diferente. "Panic" é muito calma, tocante porém contagiante. Bem diferente de "Daddy's Girl". "Panic" é aquela música que ta na sua playlist e quando o aleatório cair nela, tenho certeza de que você vai deixar tocar e ainda vai por no replay.
"1 Girl Nation" - "Unite"
Pra terminar, o último single do álbum "Unite", comparado com o single de 2012 "1 Girl Nation", que fala sobre a união e amizade entre as meninas do 1GN. Pois é, é interessante lembrar aqui que, o nome do álbum de 2012 é "1 Girl Nation", e o de 2016 é "Unite". Não sei se vocês perceberam, mas elas deixaram o single "Unite" por último como o álbum de 2012. Isso seria uma "marca" 1GN? Não sei, mas isso é interessante e diferente e se os fãs gostam, deixa assim. Como todos sabem a "mudança" do nome do grupo de 1 Girl Nation para 1GN foi devido elas mudarem completamente o álbum, entrando na área mais jovem e adulta de ser na faixa dos 15 aos 20 anos e por aí vai. O single "1 Girl Nation" fala sobre a geração eleita (que no caso seria elas, "Uma Nação de Meninas" levando o evangelho de Cristo à outras pessoas). Já no single "Unite" é quase a mesma coisa, entretanto o que muda aqui é que em "Unite" elas cantam sobre a amizade entre elas que cá entre nós gente, pra formar um grupo assim, é necessário serem mais que amigas: Precisam ser irmãs. Compartilhar segredos, opiniões etc, isso é super necessário para o grupo não desmoronar, o que quase aconteceu mas não foi brigas entre elas e sim a saída de Lindsey que abalou à todos, atrasando o álbum, atrasando o clip novo etc... "Unite" é como se contassem um pouco sobre o próprio 1GN, tanto que se caso este single tiver vídeo clip, já podemos imaginar mostrando toda a história do grupo com flashbacks de 2012, 2013, 2014, 2015 e 2016.
Logo, o álbum "Unite" em geral comparado ao álbum "1 Girl Nation", está completamente diferente entretanto não perderam o foco. Todas as faixas são voltadas para o lado cristão e é impossível dizer que 1GN não é cristão. "Unite" é uma caixinha de surpresas, deixando você perplexo com cada faixa do CD. O álbum "1 Girl Nation" de 2012 foi ótimo mas "Unite" está simplesmente incrível, e vai ser difícil você ter uma música favorita.


